João 3:11-15
Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho. Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais? Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem. Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
Referências: Números 21:4-9, Hebreus 11:1, João 3:9-15
Nós vivemos em uma cultura em que temos que ver para crer. Tiramos fotos de cada momento, enchendo o nosso rolo de câmera com centenas de imagens desde comida, até nossos filhos e muito mais. O mundo diz “fotos para provar ou não aconteceu”. Mas no Reino dos Céus, Jesus vira essa ideia de cabeça para baixo. Ele diz “Creia e você verá”. Em uma conversa com Nicodemos, Jesus ilustra a importância da fé citando a história da serpente de bronze no deserto em Números 21. Usando uma conexão hermenêutica - um método de conectar diferentes partes da Palavra, para mostrar o seu significado unificado - Jesus conecta essa história à Sua missão. Assim como os israelitas precisaram olhar para a serpente representando os seus pecados para serem curados, nós devemos olhar para Jesus, quem toma o nosso pecado, para nascer de novo.
A verdade é qu todo mundo tem que passar pelo deserto, mas o deserto leva até a promessa. O deserto não é uma punição - é um lugar de espera, refinação e preparação. O que deveria ter sido uma jornada de 11 dias para os israelitas, até a Terra Prometida, tornou-se 40 anos de peregrinação por causa de sua desobediência de reclamação contra a provisão de Deus.
Mesmo depois de 40 anos, quando os israelitas estavam próximos da Terra Prometida, o medo quase os fez perder o que Deus tinha para eles. Nós nos lembramos de Josué e Calebe por sua fé em tomar a terra que Deus prometeu. Nós não nos lembramos dos nomes dos outros 10 espiões, que com medo pensaram que os gigantes da terra os impediriam de cumprir a promessa de Deus.
Como crentes, a obediência é um mecanismo que nós usamos para exercitar a nossa fé. Pode nem sempre ser fácil e, às vezes, cheio de medo. Mas nós devemos deixar de lado o nosso medo e colocar a nossa fé no Único que pode nos levar a diante - Deus.
Em Números 21, os Israelitas, assim como nós, encontravam-se reclamando. Sua murmuração e dúvida, levou Deus a enviar serpentes venenosas no meio deles e, as pessoas começaram a morrer, mas as serpentes não eram o castigo - eram o chamado para despertar. Pense em um relógio despertador. Ele não existe para nos machucar, mas para nos despertar. Quando o povo clamou, Deus providenciou uma forma para viver. Ele disse a Moisés, para fazer uma serpente de bronze e a levantá-la em um poste. Qualquer um que olhasse para ela, viveria. É uma cura peculiar, mas Deus estava dizendo, “Olhem e vivam!” Não foi a solução rápida que eles esperavam - era um convite para crer em Deus novamente, obedecer e ter fé, mesmo quando não fizesse sentido.
O pecado, assim como o veneno da serpente, trabalha de forma silenciosa e profunda dentro de nós. Mas assim como os Israelitas olharam para a serpente de bronze para serem salvos, somos chamados a olhar para Jesus na cruz para a nossa salvação.
A fé nos chama a confiar nos planos invisíveis de Deus e agir em obediência, mesmo quando não faz sentido. A jornada dos Israelitas no deserto nos mostra como a dúvida e a desobediência atrasa as promessas de Deus, mas olhar para Ele traz cura e transformação. Assim como eles olharam para a serpente de bronze, nós devemos olhar para Jesus na cruz para encontrar salvação e libertação do pecado. Substitua o medo por confiança, a reclamação por adoração e dê um passo adiante na fé nesta semana.
Nessa semana, se comprometa a dar um passo de fé, confiando no plano invisível de Deus. Reflita nas áreas da sua vida, em que você se sente estagnado, em dúvida ou impaciente e escolha responder com fé e obediência. A fé não é passiva, requer passos ativos confiando nas promessas de Deus, mesmo quando o resultado parece incerto.
Passos de ação
Leitura biblica diaria: Passe tempo meditando nas passagens sobre a vontade de Deus e fé. (1 Tessalonicenses 5:18, 1 Tessalonicenses 4:3, Provérbios 3:5-6, Efésios 5:15-20)
Pause as reclamações e ative a adoração: Substitua momentos de frustração ou reclamação, com momentos de ação de graças e louvor.
Acredite antes de ver: A fé é contracultural. O mundo demanda evidências, mas Deus nos chama a confiar no que não podemos ver. O que você não está vendo, mas sabe que precisa confiar em Deus? Registre seus pensamentos, colocando-os diante de Deus.
Ancore sua fé em Jesus: mude seu foco de luta para a confiança. Escreva promessas da Palavra de Deus que o lembrem de Sua Fidelidade. Quando surgirem dúvidas, declare estas verdades sobre a sua vida:
Esses pontos de oração podem orientá-lo nas orações que você pode precisar orar ou compartilhar com outras pessoas esta semana.
Oração para confiar em Deus e em Suas promessas.
Senhor, eu escolho confiar em Ti minha vida e circunstâncias. Ajude-me a andar pela fé, não pela vista. Eu acredito em seu poder e promessas.
Escritura: “E tudo o que você pedir em oração, você receberá, se tiver fé.” - Mateus 21:22
Oração para confessar o pecado e voltar para Deus.
“Senhor, eu confesso meus pecados a Ti e peço Seu perdão. Ajude-me a me afastar do pecado e a viver de acordo com a Tua vontade.”
Escritura: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” - 1 João 1:9
Oração para receber Jesus como Salvador e Senhor.
“Senhor Jesus, admito que sou um pecador que precisa do Seu perdão. Eu acredito que você morreu por mim e ressuscitou. Eu convido você para minha vida como meu Salvador e Senhor.”
Escritura: “Se você receber com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.” - Romanos 10:9
VOUS SoMi + VOUS City
10h / 12h / 18h
VOUS DD
10h / 12h
Igreja Online
10h / 17h Espanhol
Nós estamos na segunda semana do Pray First e ainda dá tempo de se juntar a nós! A oração é onde a intimidade com Deus começa - alinha os nossos corações com a Sua vontade e desbloqueia poder dos Céus em nossas vidas.
Vamos nos aproximar de Deus juntos! Não perca essa oportunidade!
Segunda - Sexta
Zoom Prayer @ 8:30AM
vouschurch.com/zoom
Segunda - Sábado
Live no Instagram @ 14:00PM
Após cada serviço ou inscreva-se online em vouschurch.com/growthtrack